Espaços Não-Formais

Museu Light da Energia
O Museu da Energia tem como objetivo apoiar a formação escolar e facilitar o entendimento sobre o sistema elétrico e sua relação com o dia a dia, o Museu da Energia oferece recursos modernos, lúdicos e interativos.
Exposição Permanente: Sim
Exposição Temporária: Não
Local: Centro - Rio de Janeiro
Link: Museu Light da Energia

Museu da Geodiversidade
O Museu da Geodiversidade busca uma integração das geociências e do entendimento do por que, onde e como ocorrem os desastres naturais, tais como terremotos, furacões, vulcões, mudanças climáticas, retratando a história geológica da Terra.
Exposição Permanente: Sim
Exposição Temporária: Não
Local: Ilha do Fundão - Rio de Janeiro 
Link: Museu da Geodiversidade

Centro Cultural Banco do Brasil 
Os Centros Culturais Banco do Brasil são espaços multidisciplinares que oferecem programação regular com qualidade e diversidade. A programação dos Centros Culturais apresenta artistas, grupos e instituições culturais consagrados e de ampla aceitação.
Exposição Permanente: Sim
Exposição Temporária: Sim
Local: Centro - Rio de Janeiro
Link: Centro Cultural Banco do Brasil

Museu Ciência e Vida 
O Museu Ciência e Vida é um projeto da Fundação Cecierj – Divulgação Científica. O Museu tem como diferencial a interatividade, presente em todas as exposições, com o intuito de proporcionar ao visitante um contato maior com a ciência, por meio de um ambiente alegre e lúdico de educação.
Exposição Permanente: Não
Exposição Temporária: Sim
Local: Centro - Duque de caxias 
Link: Museu Ciência e Vida  

Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
A Casa da Ciência  tem como objetivo explorar as diversas áreas do conhecimento  através de linguagens variadas – teatro, exposições, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.  Procurando sempre motivar o público a fazer suas próprias descobertas a partir de atividades que o convidem a buscar respostas e provoquem sua curiosidade.
Exposição Permanente: Não
Exposição Temporária: Sim
Local: Botafogo - Rio de Janeiro
Link: Casa da Ciência